> Para fortalecer a sua imunidade, inclua na sua dieta diária alimentos que contenham:
Ferro (algas, vegetais de folha verde escuro, alperce desidratado, amaranto e quinoa).
Zinco (alga nori, sementes sésamo, pinhão, caju, cereais integrais).
Vitamina C (citrinos, kiwi, papaia, salsa, pimento, castanhas).
Beta-glucanos (presentes sobretudo nos cogumelos Shiitake, Reishi e Maitake, pela acção moduladora/reguladora do sistema imunológico. Os Shiitake encontramos frescos no supermercado, os outros dois encontramos em pó para adicionar a batidos ou sopas).
Probióticos ( miso, kombucha, chucrute, kefir e iogurte - o intestino tem um papel importante na defesa imunitária, porque contém entre 70-80% das células imunitárias do nosso corpo).
Temperos aconselhados: limão, tomilho, orégãos.
Importante:
> Evite o consumo excessivo de açúcar se deseja um sistema imunológico eficaz. > Tente apanhar diariamente 10 a 15 minutos de sol (sem protecção solar, sobretudo as pernas e a barriga - sim, ainda que no Inverno seja complicado...) para que possa sintetizar vitamina D, esta é uma boa aliada do sistema imunológico. Caso faça análises e esteja com insuficiência de vitamina D, poderá tomar esta vitamina através de suplementação.
> Para fortalecer o seu sistema respiratório, inclua na sua dieta diária alimentos e ervas que contenham:
Enxofre (alho, couves, leguminosas, ovos).
Vitamina B3 (alga nori, alga wakame, damasco seco, cogumelos, levedura nutricional).
Acção anti-séptica e antibiótica natural: alho, cebola, gengibre, tomilho, alcaçuz (1), vinagre de maçã.
(1) não tome alcaçuz caso tenha tensão alta.
. . .
As informações partilhadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Deve sempre consultar o seu profissional de saúde antes de colocar em prática os conteúdos deste artigo, especialmente se estiver grávida, a amamentar, a tomar medicação ou tiver uma condição de saúde específica.
. . .