Cordyceps sinensis - o cogumelo medicinal que combate a astenia outonal
- Maria João Lopes
- 22 de set.
- 3 min de leitura

A astenia outonal é uma sensação generalizada de fadiga/falta de energia que ocorre com a mudança de estação, principalmente no outono, podemos ainda sentir alguma tristeza ou melancolia. No entanto é uma adaptação natural do corpo à redução das horas de luz solar, que afetam a produção de importantes hormonas que regulam o sono e o nosso humor - melatonina e serotonina.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são: cansaço, sonolência, apatia, alguma irritabilidade, dificuldade de concentração e até alterações no apetite.
E por isso hoje quero falar-vos de uma ajuda natural para combater a astenia outonal - o Cordyceps sinensis.
O Cordyceps sinensis (agora chamado de Ophiocordyceps sinensis após uma reclassificação), é um cogumelo medicinal nativo do Tibete que cresce a uma altitude de 5000 metros.
É um cogumelo altamente valorizado na medicina tradicional chinesa (MTC) e na tradição tibetana, é considerado um potente tónico renal (a fonte da nossa energia vital), bem como um remédio anti-fadiga e um poderoso afrodisíaco.
As propriedades energizantes deste cogumelo foram observadas pela primeira vez pelos pastores tibetanos, que ao levarem o seu gado até às zonas altas da montanha (onde se encontra o Cordyceps) para os alimentar os animais ficavam mais fortes e robustos e tinham um comportamento semelhante ao da época de cio.
Assim, os primeiros usos medicinais do Cordyceps estavam relacionados com a melhoria da capacidade reprodutiva e da vitalidade.
Este cogumelo medicinal contém vários compostos bioativos como polissacarídeos, glicosídeos, adenosina, ergotioneína e ácidos gordos essenciais, que são responsáveis pelos benefícios conhecidos, como aumento de energia, melhora da função imunológica e propriedades antioxidantes.
Pode ser tomado na forma de pó, cápsulas ou tintura e preferencialmente de manhã, em jejum.
Principais benefícios:
Reduz o cansaço e a fadiga.
Melhora o desempenho desportivo e reduz a fadiga muscular após o exercício
Aumenta a energia em até 40% e o oxigénio em 30%.
Melhora a função imunológica - promovendo a produção de células T, macrófagos e células NK (natural killer).
Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Onde adquirir?
Cordyceps sinensis pode ser adquirido em lojas de produtos naturais, farmácias ou lojas online.
É muito importante que optem por marcas que garantam a qualidade e pureza do suplemento, há alguma oferta, mas poucas marcas confiáveis.
Para um suplemento de micoterapia ter qualidade este deve indicar na embalagem :
Presença da composição e quantidade de beta-D-glucanos (específicos de cada cogumelo).
Ausência de componentes não essenciais (arroz, madeira, palha): produto natural 100% puro.
Selo de produto biológico certificado.
Advertências:
A dosagem de Cordyceps sinensis pode variar dependendo do objetivo de uso, da forma do suplemento (pó, cápsulas ou tintura) e das características individuais de cada pessoa e por isso, deve ser usado com orientação de um profissional de saúde.
O Cordyceps não é indicado para mulheres grávidas nem para crianças.
Pessoas que usam medicamentos anticoagulantes ou imunossupressores devem evitar o uso do Cordyceps, já que esse suplemento pode alterar o efeito desses medicamentos.
Além disso, é contraindicado para pessoas com doenças autoimunes.
Fontes:
Chen S, Li Z, Krochmal R, Abrazado M, Kim W, Cooper CB. Effect of Cs-4 (Cordyceps sinensis) on exercise performance in healthy older subjects: a double-blind, placebo-controlled trial. J Altern Complement Med. 2010;16(5):585-590. doi:10.1089/acm.2009.0226
Fellipe Pinheiro Savioli, Paulo Zogaib, Eduardo Franco, Fernando Cezar Alves de Salles, Guilherme Vieira Giorelli, Carlos Vicente Andreoli: Effects of cordyceps sinensis supplementation during 12 weeks in amateur marathoners: A randomized, double-blind placebo-controlled trial, Journal of Herbal Medicine,
Volume 34, 2022.
Yuanyuan Chen, Guang Chen and Cheng Zhang et al. Randomized, waitlist-controlled trial of Cordyceps sinensis mycelium culture extract (Cs4) for long COVID patients in Hong Kong. Acta Materia Medica. 2025. Vol. 4(2):250-261. DOI: 10.15212/AMM-2024-0089
Targino , A. B. da C., Mota , A. de A. R., Longatti, S. C., & do Nascimento , G. P. V. (2022). Imunomodulação com cogumelos: <em>Cordyceps sinensis, Ganoderma lucidum e Grifola frondosa</em>: Immunomodulation with mushrooms: <em>Cordyceps sinensis, Ganoderma lucidum e Grifola frondosa</em>. Brazilian Journal of Development, 8(10), 66097–66112.
Vade-mécum de Micoterapia - Hifas da Terra - 2022
Comentários