top of page

Sabias que a cores podem alterar o teu estado emocional?



Todo o Cosmos vibra em radiações de tonalidades. A cor, em forma de luz, é parte do espectro electromagnético, é uma forma de energia. É inquestionável que a luz e a cor exercem uma influência sobre os seres vivos, e por isso são estrategicamente utilizadas no Design e no Marketing. As marcas não são de determinada cor por acaso... tudo é estudado tendo como base a reacção que a cor produz no ser humano e a psicologia das cores estuda isso mesmo.

Um estudo realizado no sistema prisional norte-americano comprovou que quando pintavam as celas de cor-de-rosa claro, os reclusos estavam mais calmos e não existiam casos de violência. O mesmo já não se passa com o vermelho... uma experiência feita numa empresa, indicou que quando pintaram as paredes dos escritórios de vermelho, os trabalhadores apresentaram maior produtividade e eficácia no seu trabalho da parte da manhã, mas da parte da tarde tornavam-se conflituosos e irascíveis (o vermelho incentiva à acção, aumenta a a pressão arterial e o ritmo respiratório, e é estimulante do sistema nervoso).


Assim, se estás em isolamento, vê como a cor te pode ajudar a equilibrar emocionalmente. Procura a cor que necessitas mais neste momento e rodeia-te dessa cor. Podes vestir peças de roupa de determinada cor ou colocar elementos à tua volta que tenham essa cor, ou até mesmo pintares desenhos, mandalas ou o que te apetecer com essa tonalidade. Lembra-te no entanto que nada em excesso é bom, por isso é importante o bom senso, uma sobre-exposição a uma determinada cor também traz desequilíbrios.



Verde

O verde é um símbolo de renovação, mas também de equilíbrio e estabilidade.

Tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso. Traz a ideia de ponderação e coerência. Equaliza emoções, criando equilíbrio entre a mente e o coração.

Segundo Kandinsky, "o verde absoluto é a cor mais calma que existe: ele não se move, não expressa alegria, não quer nada, não pede nada, essa ausência total de movimento é uma propriedade benéfica para pessoas e animais cansados".



Azul

É a cor da calma e do infinito, da paz, da serenidade emocional da harmonia. está intimamente ligado aos aspectos transcendentes e espirituais da existência.

Corresponde simbolicamente à água, ao sossego, à feminilidade. A sua percepção sensorial é a doçura, o seu conteúdo emocional é ternura, mas também a sensibilidade e vulnerabilidade.

Amarelo

As características mais evidentes desta cor são a alegria, a originalidade, a variabilidade, o entusiasmo e a determinação. Aumenta um pouco a pressão sanguínea. Estimula o lado racional. Ajuda na tomada de decisões e traz clareza de pensamento. Em 1808, Goethe escrevia: "No estado de pureza máxima, o amarelo contém em si a natureza da leveza e possui uma qualidade, docemente estimulante, de serenidade e alegria, de calor e intimidade.” Demasiado amarelo no ambiente de trabalho, em casa ou na roupa, pode promover o excesso de confiança nas suas capacidades, e a falta de momentos de reflexão e introspecção.

Laranja

Tem uma ação calorosa, expansiva, mas não excitante como vermelho, nem elétrica como o amarelo. Estimula a atividade mental. Ajuda a ver o lado positivo das coisas e estimula a comunicação. Na psicologia esta cor está associada a: amizade, entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento, impulso e estímulo.

Vermelho

O vermelho acelera os batimentos cardíacos e a respiração, e é estimulante do sistema nervoso. Se te sentes ansioso não será a melhor cor para vestires ou colocares no teu ambiente de trabalho neste momento. Mas caso te sintas desanimado ou demasiado inactivo, esta será uma boa cor para fomentar a actividade e dar-te impulso para a acção.



Violeta

Na Antiguidade, o violeta era conhecida como a cor do espírito, porque sua alta frequência estimula as energias subtis, promove a meditação e age sobre a psique e o inconsciente. Transmite equilíbrio e estimula área do cérebro do pensamento abstrato, ativando a criatividade e a imaginação.


Índigo

Tradicionalmente rege a visão física e superior, que corresponde ao "terceiro olho", localizado no centro da testa e relacionado com as funções psíquicas. O azul índigo indica tendência à profundidade, à introspecção, à meditação.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page