top of page

Sente-se sem energia? Faça exercício.

Atualizado: 10 de abr. de 2020


O título deste artigo parece um contra-senso, mas não é.

Digo-o frequentemente ao meus pacientes e recebo muitas vezes de volta um ar duvidoso. Eu entendo. Quando nos sentimos exaustos, a última coisa que pensamos fazer é exercício físico, certo? No entanto, é exatamente isso que devemos fazer!

Porque o exercício físico activa as nossa mitocôndrias e estas por sua vez produzem ATP.

Mas vamos lá trocar isto em miúdos:

As mitocôndrias (minúsculas inclusões na célula) são, entre outras coisas, a fonte de mais de 90% da energia do nosso corpo. Para que os órgãos funcionem corretamente, eles requisitam energia, e essa energia é produzida pela mitocôndria. Nelas ocorrem algumas etapas de um importante processo - de respiração celular - que garante a produção de moléculas de ATP (energia livre que as células necessitam para realizarem as suas atividades).

A boa notícia?

Estudos efectuados sobre esta matéria descobriram que o exercício de baixa intensidade - equivalente a um passeio - é eficaz a reduzir a fadiga e aumenta 20% da nossa energia! No entanto, se o exercício for mais intenso, mais mitocôndrias são activadas e por isso mais energia será produzida.

Informação importante a ter em conta:

  • As mitocôndrias são responsáveis pela regulação da morte celular na célula.

  • As investigações mais recentes concluem que as alterações da morfologia mitocondrial têm um papel importante no potencial de malignidade das células tumorais.

  • O livro - “Life – The Epic Story of Our Mitochondria” é um excelente manual se desejam saber mais sobre este e outros assuntos relacionados com as mitocôndrias.

E agora vamos lá! Andar, correr, pedalar, nadar ou dançar.

> Antes de praticarem exercício físico intenso, consultem um médico. <

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page