O título deste artigo parece um contra-senso, mas não é.
Digo-o frequentemente ao meus pacientes e recebo muitas vezes de volta um ar duvidoso. Eu entendo. Quando nos sentimos exaustos, a última coisa que pensamos fazer é exercício físico, certo? No entanto, é exatamente isso que devemos fazer!
Porque o exercício físico activa as nossa mitocôndrias e estas por sua vez produzem ATP.
Mas vamos lá trocar isto em miúdos:
As mitocôndrias (minúsculas inclusões na célula) são, entre outras coisas, a fonte de mais de 90% da energia do nosso corpo. Para que os órgãos funcionem corretamente, eles requisitam energia, e essa energia é produzida pela mitocôndria. Nelas ocorrem algumas etapas de um importante processo - de respiração celular - que garante a produção de moléculas de ATP (energia livre que as células necessitam para realizarem as suas atividades).
A boa notícia?
Estudos efectuados sobre esta matéria descobriram que o exercício de baixa intensidade - equivalente a um passeio - é eficaz a reduzir a fadiga e aumenta 20% da nossa energia! No entanto, se o exercício for mais intenso, mais mitocôndrias são activadas e por isso mais energia será produzida.
Informação importante a ter em conta:
As mitocôndrias são responsáveis pela regulação da morte celular na célula.
As investigações mais recentes concluem que as alterações da morfologia mitocondrial têm um papel importante no potencial de malignidade das células tumorais.
O livro - “Life – The Epic Story of Our Mitochondria” é um excelente manual se desejam saber mais sobre este e outros assuntos relacionados com as mitocôndrias.
E agora vamos lá! Andar, correr, pedalar, nadar ou dançar.
> Antes de praticarem exercício físico intenso, consultem um médico. <