top of page

Flor de Laranjeira, a essência da tranquilidade.

Atualizado: 10 de abr. de 2020


{ ilustração: Elena Medvedeva }

A Primavera chegou e com ela os campos e as árvores enchem-se de flores. Passar por um laranjal é um deleite para o nosso olfacto. As pequenas e brancas flores exalam um aroma doce e fresco, para mim este é o cheiro da vitalidade, da alegria. E não é por acaso que o óleo essencial extraído das flores da laranjeira tem um efeito anti-depressivo!

O óleo essencial de Neroli - Citrus aurantium ssp. amara - extraído unicamente das flores da laranjeira amarga (não confundir com outros óleos que se designam erroneamente de Neroli mas são extraídos da folha ou do fruto), é um óleo essencial com uma grande acção ao nível do sistema nervoso, semelhante à Lavanda, mas com alguns matizes diferentes.


Actua sobretudo nos casos de:

- Ansiedade, palpitações, depressão, e stress (útil para evitar ataques de pânico).

- Espasmos intestinais, colite (massajar na zona do estômago/intestino).


Na pele, o óleo de neroli pode ajudar a regenerar as células e é um óleo com um efeito rejuvenescedor; evita as marcas das cicatrizes; promove uma pele mais suave e combate as estrias e a fragilidade capilar.

O óleo essencial de Neroli actua como Rescue Remedy (Florais de Bach), acalmando as palpitações e a ansiedade. Nestes casos, devemos aplicar 1 gota diluída num pouco de óleo vegetal no peito e massajar um pouco. Caso não possa aplicar no corpo, aplique uma gota num lenço e vá inalando progressivamente.

Na antiguidade, o óleo essencial de Neroli foi utilizado para combater a peste, aliviar a febre e controlar o nervosismo. No Egipto, também os sacerdotes e as sacerdotisas aplicavam este óleo para curar o corpo, a mente e o espírito.

O nome Neroli deriva da paixão de Marie-Anne de la Trémoille (séc. XVII) princesa da cidade de Nerola, que sempre perfumava as sua luvas com a essência da flor da laranjeira. A Flor de Laranjeira tem muitos usos populares: os ramos de noiva com esta flor “tinham a capacidade de acalmar os nervos”, devido às já conhecidas propriedades da flor como relaxantes do sistema nervoso; a infusão de flores secas de Laranjeira ainda é usada como um digestivo e calmante; a água-de-flor-de-laranjeira, resultante da destilação das flores frescas da laranja amarga é igualmente um popular cosmético e suplemento alimentar, sendo utilizada na preparação de produtos de panificação em países do norte da África, especialmente na Tunísia.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page