Helicriso é uma palavra derivada do grego Helios (sol) e Crison (ouro), isto é, sol dourado. Helicrhysum arenarium De Candolle, também conhecida como Perpétua das Areias ou Sol de Ouro, Sempre Viva ou Planta do Caril, é nativa da Europa meridional e central. Cresce preferencialmente em terrenos perto do mar (sendo comum na Serra da Arrábida). O seu cheiro intenso a caril, levou a que fosse muito usada na culinária como erva aromática.
Destaca-se pelos seus efeitos benéficos nas alergias (estimula a secreção interna de hidrocortisona), assim como no sistema respiratório (1), pela acção expectorante e no combate à tosse. Para quem possui debilidades neste terreno alérgico, esta é uma excelente opção para o mês de Outubro, pois a sua acção diurética e colagoga (estimula a expulsão da bílis) fazem com que a planta tenha uma acção dois em um, depurativa no organismo (2) — e por isso indicada para acompanhar uma eventual depuração alimentar nesta época — mas também antialérgica. O seu óleo, aplicado externamente é um excelente cicatrizante e anti-inflamatório, indicado nos casos de hematomas e golpes.
Uso interno:
Infusão: 1 a 2 colheres de chá da planta seca para uma chávena de água. Tomar 2 a 3 chávenas por dia.
Tinturas, extratos fluidos e xaropes, seguir as indicações que constam na embalagem do produto.
Uso externo:
Fazer uma diluição do óleo essencial (3 gotas) num óleo vegetal base (1 colher de sopa) e aplicar.
Infusão: 1 c.sopa de planta para 100 ml de água. Deixar arrefecer a infusão e fazer lavagens ou compressas.
(1) Helichrysum arenarium subsp. arenarium: phenolic composition and antibacterial activity against lower respiratory tract pathogens.
(2) Sandy Everlasting (Helichrysum arenarium (L.) Moench): Botanical, Chemical and Biological Properties.