top of page

Alteia

Atualizado: 10 de abr. de 2020


{Althaea officinalis L.}

{ foto: Maria Tyutina - Pexels }

A Alteia é uma planta que cresce em terrenos húmidos e sobretudo junto ao mar. Também conhecida por Malva Branca, porque se parece a esta, mas com flores esbranquiçadas.

Tosse é a palavra chave quando pensamos na Alteia. Suaviza e desinflama o trato respiratório, tendo uma acção expectorante, sendo indicada para tosse seca ou produtiva. Igualmente indicada em bronquites, asma e irritações de garganta.

Utiliza-se sobretudo a sua raíz pelas propriedade medicinais, em adultos e crianças, mas as folhas e flores também podem ser utilizadas para o aparelho respiratório.

Os seus polissacarídeos modulam o sistema imunológico e os seus flavonóides têm um efeito anti-inflamatório. É uma grande ajuda no trato urinário e no aparelho digestivo, como tratamento complementar nas cistites (infecções urinárias), assim como gastrites, úlceras e dores de estômago.

Como utilizar: 1 colher de sobremesa da raiz para 1 chávena de água. Ferver água e deitar por cima da raiz.

Tapar e deixar repousar 10 minutos. Coar e beber 2 chávenas por dia.

Usada externamente, ajuda a cicatrizar feridas na pele e também no interior da boca.

Para uso externo, aplicar uma compressa embebida na infusão fria e aplicar diversas vezes ao dia.

>> Contra-indicada: gravidez, durante o aleitamento e em diabéticos.

. . .

As informações partilhadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Deve sempre consultar o seu profissional de saúde antes de colocar em prática os conteúdos deste artigo, especialmente se estiver grávida, a amamentar, a tomar medicação ou tiver uma condição de saúde específica.

. . .

Espero que esta informação seja útil para a vossa vida! Caso queiram esclarecer alguma questão sobre este artigo ou para eventuais colaborações em projectos ou workshops enviem-me um e-mail para: mariajoao@espacovida.net

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page