top of page

5 dicas para uma alimentação mais equilibrada nas crianças



Ficar fechado em casa pode ser especialmente complicado para as crianças, algumas ficam mais agitadas, impacientes... mas dar-lhes o que elas pedem só para as "calar", não é solução, nem bom para a saúde delas. Devemos, mais do que nunca, cuidar da alimentação dos mais novos.


1) Pedem doces? Opte por dar alguns frutos desidratados: ameixas, figos, tâmaras, passas ou alperces.


2) Bolachas? Opte por bolachas sem açúcar (tortitas de arroz e quinoa ou de milho por exemplo) , bolachas tipo marinheiras ou bolachas de fruta sem açúcar (ver receita no final deste artigo).


3) Fome antes das refeições ou fora de horas? Dê vegetais (tiras de cenoura, pepino ou tomates cherry) ou uma fruta (maçã, pêra ou papaia por exemplo). E verifique se a criança tem sede! (Por vezes temos sede e achamos que é fome. Se nós adultos por vezes não conseguimos distinguir, imagine as crianças... )


4) Sumos? O melhor para acompanhar a refeição é a água! A água deve ser sempre a primeira escolha e devemos habituar a criança a isso. Pode também fazer uma infusão de plantas que não sejam estimulantes, ( infusão de Rooibos com um pouco de casca de limão por exemplo, mas sem açúcar.) Quantos ao sumos, só naturais e sempre sem açúcar. Opte desde cedo (para educar o paladar) por dar sumos de vegetais como o de cenoura, é adocicado e eles gostam facilmente, ou opte por misturar diversos vegetais (beterraba, cenoura, couve) com um pouco de fruta (maçã, abacaxi). Existem diversos sumos de vegetais disponíveis em supermercados e lojas de produtos naturais. A marca Freya tem uns sumos de vegetais e frutas (biológicos e não obtidos a partir de concentrados) que são óptimos, recomendo especialmente um sumo de vegetais lacto-fermentado com cenoura, beterraba, aipo, batata, chucrute, rábano negro. Garanto que apesar da composição parecer "estranha" ela tem um sabor muito agradável e à prova dos mais novos (dar apenas a crianças maiores de 1 ano).



5) Introduza os frutos secos e as sementes - cajus, amêndoas, nozes, avelãs, sementes de abóbora, girassol, cânhamo, chia, etc. São saciantes, ricos em minerais, ómega 3 e 6 e proteína. Sempre ao natural e sem sal. Nas crianças mais pequenas devem ser triturados e polvilhados na comida para evitar o risco de engasgamento. Nota: Os frutos secos só deverão ser dados a partir dos 12 meses.



 

Bolachas de banana e aveia (para fazer com as crianças)





INGREDIENTES:


- 2 bananas maduras

- 1 chávena flocos de aveia* finos (*pode ser feita com flocos de quinoa ou flocos finos de cevada)

- passas ou sultanas q.b.


PREPARAÇÃO:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. 

Com um garfo, esmagar as bananas

Juntar os flocos de aveia e as passas e envolver bem.

Moldar as bolachas e levar ao forno por 15 minutos.


NOTAS:

- Guardar num frasco no frigorifico por 1 semana. 

- Esta receita dá para 15 bolachas aproximadamente

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page