top of page

Jin Shin Jyutsu - o toque que harmoniza e reduz a ansiedade

Atualizado: 10 de abr. de 2020



Ouvi falar pela primeira vez do Jin Shin Jyutsu durante o meu curso de naturopatia, um colega ofereceu-me um livro que se intitulava: “ Jin Shin Jyutsu, El Toque Sanador - Cómo Energizar Cuerpo, Mente y Espíritu”. Explicou-me que estava a fazer um curso daquela arte milenar e que achava tão interessante que queria partilhar com os colegas. Voltei a pegar neste livro recentemente e agora com mais calma, li-o e fiz os exercícios de auto-ajuda propostos.

São simples, rápidos e eficazes e por isso quero partilhar convosco!

O que é e onde surge o Jin Shin Jyutsu?

É uma arte milenar que os japoneses utilizam desde sempre para recarregar baterias, harmonizar e reequilibrar o nosso Ser. Esta sabedoria foi recuperada nos inícios do século XX pelo Mestre japonês Jiro Murai (1886-1961). No Ocidente, começou a ser divulgada pela sua aluna Mary Burmeister a partir da década de 60 e nos dias de hoje, o estudo e a prática desta arte estão espalhados por todo o mundo, incluindo Portugal.

Benefícios

O Jin Shin Jyutsu promove a vitalidade, reduz o stress e promove relaxamento profundo, estimulando nossa capacidade natural de regeneração.

Um estudo realizado com enfermeiras apurou que aquelas que aplicaram o Jin Shin Jyutsu a si mesmas diariamente (durante um mês) desenvolveram índices significativos de gratidão, calma e motivação, enquanto os sintomas de depressão, ressentimento e stress reduziram significativamente.

A ideia é que cada um dos dedos da mão corresponde a um estado emocional específico, pelo que ao pressioná-los actuamos ao nível das respetivas emoções. Por exemplo, a preocupação excessiva pode perturbar a energia estômago/baço, o que nos pode levar a sentir dores de estômago, indigestão, insónia, depressão ou apatia. Usar o esquema da figura 1 - pode ajudar-nos a recuperar o equilíbrio de toda a energia dos órgãos no nosso corpo.

Figura 1 - Esquema dos dedos da mão e os seus orgãos e emoções correspondentes.

(Imagem retirada da publicação: Jin Shin Jyutsu, Auto-ajuda Natural e Positiva - Marie Blackford)

Exercícios diários de auto-ajuda com Jin Shin Jyutsu:

Comece por contar a sua respiração. (Um: expire e inspire. Dois: expire e inspire. 3: expire e inspire.

E assim por diante). Conte até completar 20 respirações. Agora respire naturalmente. (Com o tempo, a respiração tornar-se-á automaticamente mais profunda.)

Abrace cada dedo da mão, um de cada vez, por cerca de 3 a 5 minutos ou mais tempo até que se sinta mais calmo. Faça isso nas duas mãos.

Onde colocarmos as nossas mãos estas irão actuar como um cabo para recarregar a nossa “bateria” (conexão).

O Jin Shin Jyutsu é mais complexo do que apresento aqui. Este circuito dos dedos é apenas uma das muitas ferramentas que são utilizadas. Como auto-prática, parece-me muito interessante este circuito dos dedos das mãos, uma vez que pode ser aplicado em qualquer sítio e circunstância.

Com a prática (e com o desenvolvimento da vossa intuição) irão aperceber-se que quando seguram num determinado dedo sentem que a conexão é mais forte, sentem querem continuar a segurar nele mais tempo. Isto indicará o dedo/elemento que está mais desequilibrado e que precisa de mais energia. (Esta é uma conclusão minha, o Jin Shin Jyutsu não refere isto. )

E lembrem-se...

“Amorosamente, segure os dedos.”

“Mude o foco. Mude os pensamentos.”

“Solte os ombros e expire. Foque-se na harmonia.”

"Sorria."

“Sinta-se perfeito.”


{foto: matheus ferrero - unsplash}


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page