top of page

Meditação guiada com cores

Atualizado: 10 de abr. de 2020


{O que indicam as cores sobre si}

{ foto: Sean Sinclair - Unsplash }

Visualiza um prado cheio de flores coloridas. Aproxima-te das flores e olha para elas, vê quantos tons diferentes existem. Ao andares pelo campo, vês um rio ou riacho no meio do prado. Aproxima-te da beira do rio e senta-te. A água, é muito transparente e o céu é azul, muito azul. Enquanto estiveres sentado à beira do rio, observa o movimento da água detalhadamente. No céu, surge algo diferente, olhas para cima e vês um maravilhoso arco-íris. Todas as cores são muito claras e brilhantes. (Caso o teu arco-íris tenha cores diferentes das cores reais não te preocupes, continua a visualização, esse é o teu arco-íris). Tenta banhar-te, envolver-te, com cada uma das sete cores do arco-íris, permanecendo com essa cor o tempo que desejares. Quando sentires que terminaste, começa a mexer lentamente as tuas mãos e pés, depois as pernas e os braços e abre os olhos.

>> Os mais experientes em meditação e visualização, podem ler/memorizar o "guião" da meditação e fazerem a meditação. Para os que estão a dar os primeiros passos, aconselho que façam esta meditação com alguém, peçam a essa pessoa que vos leia este guião devagar, respeitando as pausas de cada momento de visualização. Podem estar sentados ou deitados, num ambiente tranquilo e confortável. Comecem por fechar os olhos, relaxar todas as tensões do vosso corpo e respirem lentamente e profundamente (10 vezes aproximadamente). <<

Significado e interpretação dos símbolos:

- O campo representa sua relação com a natureza, o rio representa sua aproximação ao fluxo da vida.

- O rio tinha pedras ou obstáculos no meio?

- A água corria lentamente ou rapidamente? A água simboliza o seu inconsciente.

- O arco-íris simboliza sua compreensão da diversidade da vida e do Universo.

- Conseguiu envolver-se com todas as cores ou apenas com algumas? Tente descobrir porque não foi fácil imaginar uma determinada cor ou porque não lhe apetecia estar envolvido nessa cor.

Vermelho

A pessoa que atrai o vermelho geralmente tem uma personalidade viva e energética, e tem um bom relacionamento com a sexualidade. É extrovertida e pronta para a ação. No entanto, o excesso de vermelho revela dificuldades em conter os impulsos, correndo o risco de explodir sem contenção. Quem rejeita o vermelho pode indicar uma necessidade de se proteger de algo excitante, um medo de ser oprimido pelos instintos, ou porque se encontra demasiado activo ou nervoso, uma vez que o vermelho acelera os batimentos cardíacos, a respiração e estimula a actividade do sistema nervoso.

Laranja

Tem uma ação calorosa, expansiva, mas não excitante como vermelho, nem elétrica como o amarelo. A pessoa que prefere o laranja é aberta e sociável, embora seja reservada com estranhos; e apesar de possuir emoções fortes, tem dificuldade em expressá-las abertamente. O laranja é uma a cor que aumenta a atenção e aquece o coração. É reconfortante e devolve entusiasmo.

Amarelo

A personalidade associada ao amarelo é ativa e extrovertida. As suas características mais evidentes são a alegria, a originalidade, a variabilidade, o entusiasmo e a determinação. Em 1808, Goethe escrevia: "No estado de pureza máxima, o amarelo contém em si a natureza da leveza e possui uma qualidade, docemente estimulante, de serenidade e alegria, de calor e intimidade.”

O amarelo estimula a percepção sensorial e ajuda a expressar a afetividade inibida. É a cor do intelecto. A escolha dessa cor denota o desejo de libertar pesos/cargas, problemas irritantes e restrições. Demasiado amarelo no ambiente de trabalho, em casa ou na roupa, pode promover o excesso de confiança nas suas capacidades, e a falta de momentos de reflexão e introspecção.

Verde O verde é um símbolo de renovação, mas também de equilíbrio e estabilidade. Representa juventude, desenvolvimento, inexperiência. Tradicionalmente também simboliza inveja, inveja e superstição.

Tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso.

Segundo Kandinsky, "o verde absoluto é a cor mais calma que existe: ele não se move, não expressa alegria, não quer nada, não pede nada, essa ausência total de movimento é uma propriedade benéfica para pessoas e animais cansados". Psicologicamente expressa a perseverança e tenacidade. O verde luminoso e mais amarelado é a cor da primavera e da renovação, é mais suave e terno. Está associado a uma personalidade mais flexível, disposta a se adaptar e aceitar as ideias dos outros. Pelo contrário, o verde escuro, com tendência ao azul, é a cor das plantas perenes, que resistem às mudanças da estação. Essa cor reflete personalidades estritas, com resistência a mudanças.

Azul

É a cor da calma e do infinito, da paz, da serenidade emocional da harmonia. está intimamente ligado aos aspectos transcendentes e espirituais da existência. É também um símbolo de distância, de espaços incomensuráveis, internos e reais.

O azul representa os elos que cada um de nós desenvolvemos, a unidade e o sentido de posse; lealdade, profundidade dos sentimentos e empatia. Corresponde simbolicamente à água calma, ao sossego, à feminilidade. Sua percepção sensorial é a doçura, seu conteúdo emocional é ternura, mas também a sensibilidade e vulnerabilidade.

Rejeitar o azul em todas as suas tonalidades pode expressar uma tentativa de evitar o contato com os nossos problemas mais profundos e as nossas experiências emocionais. Também pode significar desejo de ruptura ou cortar laços.

Índigo

Tradicionalmente rege a visão física e superior, que corresponde ao "terceiro olho", localizado no centro da testa e relacionado com as funções psíquicas.

Devido à sua alta vibração, o índigo tem a capacidade de expandir a compreensão e ajudar a dissipar os distúrbios que afetam os órgãos sensoriais como os olhos, o nariz e as orelhas. O azul índigo indica tendência à profundidade, à introspecção, à meditação. Em excesso, pode levar à melancolia.

Violeta

Na Antiguidade, o violeta era conhecida como a cor do espírito, porque sua alta frequência estimula as energias subtis, promove a meditação e age sobre a psique e o inconsciente. Está relacionada com fantasia, criatividade artística, o entendimento intuitivo e sensível, a união mística, a fusão total entre sujeito e objeto. A pessoa que gosta violeta quer ser original, diferente, charmosa, gosta de agradar aos outros e vive numa dimensão ligada à fantasia e ao sonho. O violeta claro é uma cor sedante, que acalma os distúrbios nervosos e mentais. É indicado por falta de sono.

No entanto, não é aconselhável para temperamentos melancólicos e tristes, ou deprimidos, nem para pessoas distraídas e/ou desconcentradas.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page