top of page

Abóboras e os seus efeitos na saúde

Foto do escritor: Maria João Lopes Maria João Lopes

Atualizado: 10 de abr. de 2020



Sim... é um lugar-comum falar sobre abóboras no Outono. Mas com o tempo ainda quente, são uma excelente opção devido ao seu efeito diurético. São tão ricas em minerais, vitaminas e aminoácidos — alanina, arginina, cucurbitina, cistina, glicina histidina, isoleucina e lisina — que é impossível não escolher a abóbora como o alimento do mês.

Ao ser muito rica em potássio, fibra e possuir poucas calorias, é aconselhável nos casos de obesidade e prisão de ventre, mas também na retenção de líquidos. A sua cor laranja, indica-nos a riqueza em vitamina A, mas também contém vitamina C.

Algo curioso é que as folhas da abóbora também têm propriedades medicinais. Reduzem a febre e também podem ser utilizadas em diarreia, para este efeito devemos ferver uma mão cheia de folhas de abóbora para um litro de água durante 10 minutos, deixamos repousar 30 minutos e filtramos. Devemos beber 4 chávenas por dia.

Na abóbora, nada se perde mesmo, as suas sementes são um verdadeiro tesouro terapêutico, pequenas mas potentes!

Ao serem ricas em lecitina, são um excelente combustível para o cérebro, ideais para todos, mas em especial para os mais novos e para os estudantes. Um dado curioso é que são também indicadas para eliminar parasitas intestinais - pela ação do seu aminoácido cucurbitina.

Ajudam a prevenir doenças reumáticas uma vez que são ricas em ácido salicílico. E por último, são muito úteis no tratamento (eu diria sobretudo na prevenção) da hipertrofia benigna da próstata devido a um componente chamado cucurbita.

Podem ser adicionadas em pães, iogurtes, pratos de vegetais ou cereais, saladas, granolas ou comidas ao natural. Pessoalmente gosto de tostá-las um pouco numa frigideira (sem gordura) e adicionar uma pitada de sal integral, são o snack perfeito.

> Batido Outonal (para os dias ainda quentes)

1 chávena de abóbora aos pedaços 1 banana grande congelada (em pedaços)

½ chávena leite coco

½ chávena de bebida vegetal (arroz, aveia, amêndoa, etc.) 2 tâmaras medjool (demolhadas previamente)

1 pitada de canela, gengibre em pó, e noz-moscada

Bater tudo num liquidificador e beber lentamente.


 
 

SUBSCREVe A NEWSLETTER:

(O envio é sazonal e os temas são variados: novos artigos do blog, podcasts, receitas... depende da inspiração!)

Obrigada!

marcações

​​​​​​

Sessões ON-LINE   -   DOMICÍLIOS   -  PRESENCIAIS: ELTI - Espaço Saúde

© Naturopatia by Maria 2025   |   LIVRO DE RECLAMAÇÕES
bottom of page