top of page

Já bebeste água hoje?

Atualizado: 24 de mai. de 2022



Água, uma temática recorrente em todas as minhas consultas.

Beber água é fundamental para o nosso organismo e para manter e recuperar a saúde.


O corpo humano é composto de água, cerca de 70% (com a idade esta percentagem vai reduzindo) e por isso é tão importante repor, renovar a nossa água interna.

Um dado curioso é que em média, a proporção de água no corpo humano é idêntica à proporção entre a terra emersa e a água na superfície do planeta. Mais uma manifestação do micro e o macrocosmos.

Mas porque devo beber água se não tenho sede?

Aparentemente podemos não ter sede, mas isso não significa que o nosso corpo não precise de água! Quando o organismo lança o “alerta” da sede - ou seja, quando sentimos uma sede imensa - já estamos a entrar num estado de desidratação ligeira.


Sabias que uma diminuição de apenas 2% da água do organismo pode causar perda temporária de memória, dificuldade em realizar cálculos simples e problemas de concentração?

E mesmo uma desidratação imperceptível, retarda o metabolismo até um 3%.

A sede pode ser desencadeada por hormonas localizadas no estômago ou por uma reacção química à comida (comer aumenta a espessura do sangue e o corpo sente necessidade de o diluir). Mas o mecanismo da sede é tão subtil que com frequência 37% dos seres humanos pensa que tem fome, quando na verdade se trata de… sede! Isto porque o centro de saciedade muitas vezes quer água e não comida, mas a mensagem não é clara e por isso pode ser mal interpretada por nós. Deste modo quando sentimos fome, fora do horário das refeições, devemos beber primeiro um copo de água ou dois, para verificar se é mesmo isso que o corpo quer.

Para os que ainda não estão convencidos, vamos aos factos:

  • Beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui cerca de 45% o risco de cancro no cólon, para além de diminuir notavelmente o risco de cancro de mama e reduzir para metade as probabilidades de desenvolver cancro de bexiga.

  • Estudos preliminares indicam que beber de 8 a 10 copos de água por dia pode aliviar significativamente muitos dos mal-estares em 80% das pessoas.

  • Com um consumo adequado de água, podemos evitar e reduzir as seguintes situações:

-dores nas articulações

-dores na coluna

-dor de cabeça

-obstipação

-colesterol elevado

-pele seca e sem brilho

-stress

Beber água (água e não outro líquido) é permitir ao nosso corpo um maior poder de solução e de dissolução de substâncias que circulam no nosso interior e que necessitam ser eliminadas. Os rins são verdadeiros filtros do nosso corpo, mas como qualquer outro filtro, precisam de água para limpar verdadeiramente. Ninguém limpa algo com cerveja, vinho ou sumo pois não?

A nossa urina é um excelente indicador se estamos a beber uma quantidade de água suficiente. Se a cor da urina for um amarelo muito claro ou melhor ainda, quase sem cor, estamos a ingerir água suficiente (isto não se aplica se estivermos a tomar vitaminas do complexo B, que produzem uma urina de cor amarelo intenso).

É importante termos em mente que as mulheres grávidas ou que estão a amamentar precisam de líquidos adicionais (cerca de 10-13 copos por dia) para se manterem hidratadas e evitar deficiências.

Qualquer pessoa que tome antibióticos, diuréticos, pílulas contraceptivas, medicações para a tensão arterial e tratamentos para o cancro, também pode ficar desidratado mais facilmente, por isso deverão beber mais água.

Quanto ao tipo de água, muita informação corre nos blogs e nos podcasts... pessoalmente recomendo água mineral (ainda correndo o risco que esta esteja contaminada de micropartículas de plástico), sobretudo as de pH mais alcalino (pH 9,5), no entanto aconselho a que variem as marcas, pois não existe a água perfeita!

Já bebeste água hoje?


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page