top of page

Como tratar a dor de garganta segundo a naturopatia


Com a chegada do frio é possível que o nosso organismo se ressinta e que surjam as incómodas dores de garganta e as constipações. Uma alimentação correcta e adequada nesta época fria é fundamental como prevenção (uma vez que o nosso corpo estará mais fortalecido e o nosso sistema imunológico mais eficaz). Neste breve artigo darei a conhecer algumas opções naturais simples para combater estes estados, que poderão fazer facilmente em casa. 1) Infusão para contipações e/ou garganta inflamada: - Gengibre (Zingiber officinale) - fresca (1 rodela) ou em pó (1/2 colher de café ) - Salva (Salvia officinalis) - 1 colher de chá - Tomilho (Thymus vulgaris) - 1 colher de chá - limão e mel


Deitar água a ferver por cima das plantas (as doses indicadas são para uma chávena - 200 ml), tapem e deixem repousar 5 minutos. Coar a infusão e adicionar umas gotas de sumo de limão e um pouco de mel (opcional). Tomar 3 vezes ao dia. 2) Usar Oregão (Origanum vulgare) nos cozinhados, são óptimos nas saladas, vegetais salteados, vegetais no forno, massas ou ovos mexidos, usem a imaginação e apliquem-nos generosamente. São um excelente antiséptico e antibiótico natural. Também podem fazer infusão e tomar. 3) Gargarejar com água e sal, 2 vezes ao dia. Caso tenham a tensão alta, optem antes por gargarejos com uma infusão de Salva (deixar arrefecer a infusão antes de fazer os gargarejos).

4) Aplicar na garganta um spray de contenha própolis, os que existem no mercado são normalmente combinados com plantas que têm igualmente uma acção antiséptica e antibiótica.

5) Massajar com um dedo (no sentido dos ponteiros do relógio) o ponto Zu San Li (36 E), localizado na perna. Este é um ponto (conhecido como o "ponto da longevidade" ) utilizado em acupuntura para combater estados inflamatórios e fortalecer o sistema imunológico, entre outros. Como localizar este ponto? Ao colocar a a palma da mão por baixo da rótula, à altura do dedo mindinho, encontrarás o ponto - que estará entre os dois ossos da perna - a tíbia e o perónio. É normal este ponto ser sensível ou doer um pouco, à medida que fores massajando, a dor desaparecerá. Nota1: As opções indicadas são tratamentos coadjuvantes, deverão sempre consultar um profissional de saúde em caso de doença.


Nota2: Importante relembrar que sempre a garganta apresentar "pontos brancos", deverão ir de imediato ao médico. Nota3: As grávidas não deverão tomar ervas medicinais (infusões ou suplementos) sem antes consultar um naturopata.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page