top of page

10 conselhos para não engordar durante o isolamento

Atualizado: 8 de abr. de 2020


Fundamental é realmente manter a saúde, mas tenho recebido algumas mensagens relativas ao equilíbrio do peso corporal, o que na verdade faz sentido, pois é fácil ganharmos uns quilos se não tivermos cuidado com a nossa alimentação. Sublinho que o mais importante é a saúde e por isso, se nos alimentarmos de uma forma equilibrada e fizermos exercício, vamos estar a contribuir para a nossa saúde (corporal e mental) e para o equilíbrio do peso.


1) Beber água ​é ​fundamental!

Não é por estarmos em casa que nos podemos descuidar. Aconselho que o primeiro copo de água do dia seja bebido em jejum. Depois ir bebendo ao longo do dia, sobretudo entre as refeições (um total de 7 copos por dia) e que esteja à temperatura ambiente. Também podemos optar por infusões, caso vos custe muito beber água, mas sempre sem açúcar. Quando achares que tens fome (entre as refeições) bebe primeiro um copo de água (por vezes achamos que temos fome, quando na realidade temos sede, uma vez que a sede pode ser desencadeada por hormonas localizadas no estômago ou por uma reacção química à comida).


2) O ​exercício físico é ​essencial para manter o peso e a saúde, sobretudo no momento em que nos encontramos! Dançar, fazer yoga, pilates, treinos funcionais, saltar à corda… há tanta coisa que podemos fazer em casa. Existem imensos vídeos no YouTube caso vos falte inspiração. Eu tenho optado por um treino funcional de 20 minutos e tenho-me sentido muito bem, não o faço todos os dias, vou alternando com yoga e bicicleta estática, mas todos os dias faço exercício, mesmo quando não me apetece! Se há algo que este isolamento me trouxe foi perseverança​. Lembrem-se que o exercício promove a libertação de endorfinas e outras substâncias que promovem a sensação de bem-estar e felicidade! O ideal é realizarem diariamente 20 a 30 minutos de exercício. Adaptem o tipo de exercício à vossa faixa etária e estado de saúde, isto é muito importante.

3) A ​canela​ ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e por isso pode ser adicionada em diversos alimentos: iogurte, papas de aveia, maçã assada, etc. 4) Os ​fritos devem ser evitados, assim como os alimentos ricos em gordura saturada (manteiga, natas, queijos gordos, enchidos, etc.)

5) Encontrar alternativas doces saudáveis ​: fatias de banana com manteiga de amêndoa; frutos desidratados - figos, alperces, ameixas ou tâmaras (mas com moderação pois ao perderem a água, são mais “concentrados” e não saciam tanto, 1 a 2 unidade é suficiente) ou um quadrado de chocolate negro.

6) ​Comer sopa antes do almoço e do jantar e apostar nas verduras como o acompanhamento principal nas refeições.

7) Come num sitio agradável, tranquilo e sentado. (Sem estar a ver ou ouvir a notícias! Coloca uma música que gostes, fala com a tua família ou se estiveres sozinho, vê uma série ou filme cómico.)

Mastiga muito bem e come pausadamente. Come com consciência. Saboreia cada garfada.

8) É muito importante jantar pelo menos 3 horas antes de deitar​, evita comer depois do jantar (as calorias consumidas à noite são as mais difíceis de eliminar, uma vez que o metabolismo baixa).


9) Lembrem-se sempre desta palavra: ​COMPENSAÇÃO​. É uma das chaves para manter um peso ideal. Caso tenham “abusado” ao almoço, comam menos ao jantar ou caso tenham comido mal num dia, no dia seguinte compensem com uma alimentação equilibrada e bebam mais água. Tentem imaginar-se como uma balança de braços, em que o objectivo é manter os dois pratos sempre equilibrados, através da compensação.

10) Por último, ​tem paciência com o teu corpo e contigo​, por vezes o peso oscila em momentos de tensão emocional, é normal. Não somos máquinas, somos seres complexos, em que a mente e as emoções influenciam inúmeros processos físicos, entre os quais, a perda ou o ganho de peso.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page