Sol, o nosso maravilhoso astro-rei, é uma importante fonte de energia vital para todos os seres vivos. Apanhar sol é algo necessário e saudável, sempre e quando tomemos as devidas precauções. Sabia que os raios UV (ultravioleta) têm a capacidade de produzir alterações nocivas ao nível do nosso ADN, gerar radicais-livres e até debilitar o sistema imunológico?
A mensagem mais importante que devemos fixar é que o segredo para aproveitar os benefícios do sol, está no equilibrio, na moderação e na prevenção. Mas caso nos descuidemos e apareça uma queimadura solar, aqui ficam diversos conselhos ao nível da naturopatia que poderá usar em si e também nos mais pequenos.
NUTRIÇÃO:
1º Beba muita água ao longo do dia.
2º Coma essencialmente vegetais crus e fruta da época, pelo seu efeito yin, irão refrescar o organismo e hidratar. Para além disso são ricos em antioxidantes e vitaminas que irão ajudar a regenerar a pele.
3ª Evite as carnes vermelhas, queijos gordos curados, enchidos e outros produtos de origem animal, uma vez que são demasiado yang (geram calor) e irão promover a inflamação interna.
4º Evite o álcool, é uma das principais substâncias que levam à desidratação da pele.
HOMEOPATIA:
Tome 5 grânulos de Apis Mellifica 15 CH, juntamente com Belladona 5 CH, de 2 em 2 horas, vá espaçando as tomas no tempo segundo a melhoria.
Caso apareçam bolhas, ir ao médico, e acrescentar ao tratamento Cantharis 5 CH, 5 grânulos, 3xdia.
FITOTERAPIA:
Estão indicadas plantas com efeito anti-inflamatório, antimicrobiano e regeneradoras da pele.
- Aloé Vera: aplicado em gel, alivia a dor, a vermelhidão da pele e reduz a inflamação.
- Ferva 2 colheres de sopa da raíz de Alteia (Althaea officinalis), juntamente com 3 folhas de Alface em 1L de água durante 10 minutos. Deixe arrefecer por completo, molhe uma gaze no líquido e coloque na zona da queimadura. Repetir diversas vezes. Irá prevenir a inflamação e aliviar a dor.
- Hipericão (Hypericum perforatum) aplicado em óleo, tem propriedades cicatrizantes, anti-bacterianas e analgésicas, aliviando a dor e regenerando a pele (mas não apanhe sol depois de aplicar este óleo).
AROMATERAPIA:
Misturar em partes iguais:
- Óleo de Gérmen de Trigo ou de Calêndula (Calendula officinalis L.)
- Óleo de Hipericão (Hypericum perforatum)
Adicionar à mistura 15 gotas de óleo essencial de Lavanda puro (Lavandula angustifolia), para 60ml do óleo base (mistura do óleo de gérmen de trigo e de hipericão).
Aplicar na zona afectada 3xdia. Não deverá apanhar sol depois de aplicar este óleo.
IMPORTANTE:
As queimaduras solares graves requerem atenção médica ou hospitalar.
Caso tenha febre, dor de cabeça ou vómitos, dirija-se de imediato a um hospital.
O tratamento natural apenas está indicado em queimaduras de primeiro grau.
Comments