Penso que todos nós sentimos que o nosso organismo pede alimentos diferentes no Verão e no Inverno. Nos meses mais quentes, apetece-nos geralmente alimentos ricos em água (mais yin) e crus ou pouco cozinhados; já nos meses mais frios, acontece o oposto, o organismo requer alimentos mais densos (mais yang), mais calóricos e mais cozinhados. Vejamos um exemplo, o pepino, ainda que eu adore este vegetal, não faz sentido comer pepino no Inverno, é um alimento frio, com muita água, que irá arrefecer o organismo e o meu fogo digestivo. Tudo tem uma razão de ser na Natureza, basta estarmos um pouco atentos. Alimentarmo-nos de acordo com as estações do ano é fácil, basta que consumamos os alimentos que a natureza nos dá nessa época, no nosso país. Mas como, se há de tudo todo o ano? (Pensaram isto certo?) Pois… esta é a questão, há de tudo, porque existem as estufas! São elas que nos permitem cultivar vegetais e frutas fora da sua época, se respeitassemos o ritmo natural dos cultivos, garanto-vos que não comeriamos morangos no Inverno, nem laranjas no Verão. ;) E sim, às vezes dá jeito e por vezes é bom matar saudades e comer um tomate no Inverno, ainda que não seja a sua época, mas verão que o sabor e o cheiro desse tomate durante a sua época (Verão) é muito mais intenso, será mais carnudo e terá mais água, em suma, será sempre melhor, garanto-vos.
E porque estamos quase na Primavera, aqui fica uma breve lista com alguns dos vegetais e frutas sazonais, para que se possam guiar, fazer boas escolhas e cozinhados saudáveis.
Começam a surgir neste mês:
- Ervilhas
Última oportunidade (comprem agora ou então só para o ano):
- Couve de bruxelas, couve lombarda, couve portuguesa e endividas.
- Kiwi e pêra.
Continua a ser época de:
- Acelga, abóbora, agrião, alface, beterraba, brócolos, chicória, espinafres, espargos, nabo, nabiças, grelos, repolho, rábano e rabanete.
- Amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, laranja, limão, maçã e tangerina. E já agora, sempre que possível, optem por verduras e frutas biológicas!
....
photo: Trinette Reed & Chris Gramly